|
|
Gymnaestrada Mundial |
|
|
|
Evento organizado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), a Gymnaestrada Mundial é um festival internacional de Ginástica Geral que reúne modalidades, tais como: Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e quaisquer outros tipos de manifestações corporais que busquem a harmonia e o prazer pelo movimento. Este enorme festival não competitivo e sem limitações, do qual participam representantes de todo o mundo, foi criado pelo holandês Jo Sommer, em 1953, atendendo ao preceito de que "os vencedores na Gymnaestrada são todos os seus participantes".
O evento reúne, de quatro em quatro anos, ginastas de todas as faixas etárias que praticam esporte por puro prazer e que buscam o festival como uma forma de intercâmbio de informações e troca de experiências. O espírito do evento já está presente em seu nome, que faz alusão a duas palavras: Ginástica e Estrada; "Gymna" e "Strada". Em uma tradução ao pé da letra significa "Caminho da Ginástica", o caminho do prazer pelo movimento.
1953 - I Gymnaestrada, Roterdã, Holanda [A Professora Ilona Peuker, grande amiga do Senhor Sommer, participou do evento à frente da equipe austríaca.] 1957 - II Gymnaestrada, Zagreb, Iugoslávia [Dirigindo a primeira equipe brasileira a participar de um evento internacional, a Professora Ilona Peuker apresenta a equipe brasileira em Zagreb com muito sucesso pelas inovações apresentadas: o ritmo da música brasileira e o uso de instrumentos pouco convencionais, como cascas de cocos e batidas de palmas das mãos.] 1961 - III Gymnaestrada, Stuttgart, Alemanha Ocidental [O Brasil não compareceu com nenhum representante a essa Gymnaestrada.] 1965 - IV Gymnaestrada Mundial, Viena, Áustria [A Professora Ilona Peuker era aguardada com enorme ansiedade na Áustria, país onde era muito conhecida no mundo da ginástica e onde havia sido técnica campeã mundial. O sucesso das apresentações de sua equipe brasileira superaram todas as expectativas e o Grupo Unido de Ginastas foi ovacionado em todas as suas apresentações] 1969 - V Gymnaestrada Mundial, Basiléia, Suíça [O Grupo Unido de Ginastas, dirigido pela Professora Ilona Peuker, com o seu trabalho já bastante conhecido em Gymnaestradas, teve a arquibancada aumentada no local de suas apresentações, tamanha a afluência de público.] 1975 - VI Gymnaestrada Mundial, Berlim, Alemanha [O Grupo Unido de Ginastas, coordenado pela Professora Ilona Peuker, teve a honra de ser convidado pelos representantes da Federação Internacional de Ginástica (FIG) para se apresentar, com destaque, no encerramento da VI Gymnaestrada Mundial com o programa “Rapsódia Brasileira”. Este foi o último evento internacional do qual a Professora Ilona participou como técnica.] 1982 - VII Gymnaestrada Mundial, Zurique, Suíça. 1987 - VIII Gymnaestrada Mundial, Herning, Dinamarca. 1991 - IX Gymnaestrada Mundial, Amsterdã, Holanda. 1995 - X Gymnaestrada Mundial, Berlim, Alemanha. 1999 - XI Gymnaestrada Mundial, Göteborg, Suécia [A delegação brasileira apresenta homenagem à propagadora da Ginástica Rítmica no Brasil, Ilona Peuker; a abertura da Noite Brasileira esteve sob a responsabilidade de um revival do Grupo Ilona Peuker, composto por antigas alunas da Professora Ilona.] 2003 - XII Gymnaestrada Mundial, Lisboa, Portugal [Pela segunda vez o Grupo Ilona Peuker, constituído por antigas alunas da Professora Ilona Peuker, participa com muito sucesso de Gymnaestradas.] 2007 - XIII Gymnaestrada Mundial, Dornbirn, Áustria [Pela terceira vez consecutiva, o Grupo Ilona Peuker, criado em homenagem à Professora Ilona Peuker, apresentou-se no evento, comemorando, desta vez, os 50 anos de participação brasileira em Gymnaestradas mundiais] (informações
retiradas de documentos pessoais da Professora Ilona Peuker, |
|