<< página inicial
 
 
 Homenagem


Ilona Peuker - Homenagem da Confederação Brasileira de Ginástica

Em maio de 1998, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), através do presidente do Comitê Técnico de Ginástica Geral, Prof. José Carlos Eustáquio dos Santos, procurou antigas alunas da Professora Ilona Peuker para fazer uma proposta bastante tentadora: prestar uma homenagem à Dona Ilona na XI Gymnaestrada Mundial, a ser realizada em 1999, na cidade de Göteborg, na Suécia.


Apresentação do Grupo Ilona Peuker, abrindo a Noite Brasileira da XI Gymnaestrada Mundial. Gotemburgo, Suécia, 1999.

A CBG, com muita propriedade, se decidiu por essa homenagem, pois, além de divulgadora e propagadora da Ginástica Rítmica no Brasil, Dona Ilona era uma ardorosa fã das Gymnaestradas.

Ilona considerava este festival de ginástica um fórum privilegiado para a ginástica mundial. Por não haver premiação, as equipes se apresentavam unicamente pelo amor ao movimento e para confraternizar com ginastas de todo o mundo. Ela acreditava que em espaços como estes a ginástica pode mostrar o lado mais verdadeiro do espírito esportivo.

A proposta pareceu absurda para algumas, impossível para outras e tentadora para muitas. Essas ex-ginastas haviam aposentado suas sapatilhas há muitos anos e suas idades variavam, à época, dos 37 aos 78 anos (todas ex-alunas de Dona Ilona, em algum momento entre 1953 a 1975).

A heterogeneidade que o grupo apresentava, nesta época, foi uma dificuldade aparente, pois não impossibilitou a empolgação e o desejo de agradecer à grande mestra que tanto lhes dera, por tantos anos. O mínimo que se podia fazer era "arrebentar" - expressão usada pela professora Ilona todas as vezes que suas ginastas entravam em quadra.

O esforço para entrar em forma foi enorme, algumas tiveram que emagrecer, outras que superar dificuldades de horário para encaixar os treinos em seu cotidiano, enfim... mas foi, desta forma, que constituiu-se o primeiro grupo master de Ginástica Rítmica do Brasil. O Grupo está em atividade até hoje e participa ainda ativamente de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Como não podia diexar de ser, o Grupo Ilona Peuker (GIP) só poderia ser dirigido e treinado por alguma antiga aluna da Professora Ilona Peuker. Geísa de Almeida Bernardes, com muita coragem e determinação, aceitou o desafio de treinar o grupo para a Gymnaestrada de Göteborg.

1998 a 2000 - Técnica e Professora Geísa de Almeida Bernardes, que soube de forma brilhante homogeneizar uma equipe tão heterogênea em experiência e faixas etárias;

2001 a 2004 - Técnica e Professora Ingeborg Müller que deu continuidade ao trabalho com o GIP de forma competente e dinâmica;

2005 a 2008 - o GIP volta a ser treinado pela Técnica e Professora Geísa de Almeida Bernardes.

Participaram da Gymnaestrada de Göteborg, em homenagem à Professora Ilona Peuker:
Geísa Bernardes (técnica)
Anna Maria Peuker
Ariadne de Moura Mendes
Eliana Nogueira
Gunny Schauss
Heloisa Frossard
Inge Müller
Judit Letshe (Kosa)
Laura Seixas
Lia Fernandes (Pacífico)
Lígia Azevedo
Lívia Fernandes
Maria das Graças Silveiro (Meninéia)
Nadja Glória dos Santos
Rosa Teresa Monteiro
Sônia Nogueira
Stella Maria Teixeira (Dória de Araújo Bastos)

<< página inicial
 
 
créditos