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Formação e influências  


Ilona Peuker - Formação e influências

Nascida Véghely Ilona, em uma família de nobres húngaros, em Budapeste, em 29 de julho de 1915, a Professora Ilona Peuker realizou sua formação escolar e profissional, como professora e técnica de Ginástica Rítmica Desportiva, em seu país natal.

Após quatro anos de escola primária (1921 a 1925) e oito anos de escola secundária (1925 a 1933), prestou, em 1933, um concurso nacional em que obteve excelente colocação que lhe deu o direito de ingressar na universidade ou na escola superior húngara de sua escolha. A despeito deste privilégio, Ili (seu apelido desde a infância) preferiu dedicar-se ao movimento, sua mais remota paixão.


Dienes Valéria

Durante grande parte de sua juventude, em paralelo a seus estudos formais, Véghely Ilona participou, de 1928 a 1933, da inovadora Escola Dienes Valéria, que ministrava aulas de dança e performances para palco.

Ilona realizou quatro anos de cursos preparatórios para Ginástica Rítmica Artística, três anos de curso para a formação de professores de Dança e de Ginástica Rítmica Artística (1933 a 1936), e tirou o diploma do Curso Nacional de Formação de Dança e Ginástica Rítmica Artística da Hungria, em 1936.


Diploma de Ilona Peuker (Véghely) na escola Dienes Valéria, 1936.

Sua trajetória pessoal e profissional foi privilegiada. Ilona foi contemporânea de uma grande revolução estética promovida pelo mundo de sua época. O efeito destas transformações na dança e no movimento mundial, somado a sua extrema sensibilidade, fez com que Ilona Peuker aproveitasse bastante bem esse momento, participando ativamente deste turbilhão de acontecimentos através, principalmente, da realização de cursos fundamentais para sua formação.

Ilona teve a oportunidade de respirar e absorver as grandes transformações da primeira metade do século XX e a faculdade de se deixar impregnar pelo novo. Foi aluna dos melhores pensadores e dos mais importantes inovadores de sua época. Aproveitou intensamente o que de melhor havia na Europa em termos de movimento e música. 

A virada do século XIX para o XX despertou o mundo para o novo. Havia uma insaciável ânsia de novidades, propiciadas principalmente pelo advento do telégrafo, da eletricidade, do rádio e pelo furor que a invenção do cinema havia despertado no mundo. 

A comunicação e a troca de informações nunca havia sido tão grande na história da humanidade - momentos como esse são sempre polvilhados de extrema criatividade e liberdade de idéias e pensamento. 

Como em todas as áreas, a dança sofria profundas mudanças e questionamentos. Os movimentos duros, frios, calculados e inflexíveis não cabiam mais em um mundo moderno e repleto de transformações tecnológicas e culturais; a expressão individual agora contava mais do que a técnica apurada das escolas clássicas e tradicionais de dança. 

Personagens como Isadora Duncan, Jaques-Dalcroze, Rudolf Laban e Ernst Idla e outros transformaram definitivamente a história da dança a partir da criação da idéia do Movimento Natural e da Rítmica. Estes conceitos dotaram o movimento de uma leveza e espontaneidade até então inexistentes, e influenciaram definitivamente o século que só estava começando.


Rudolf Laban e Ernst Idla.

Ilona Peuker foi aluna do Professor Jaques-Dalcroze (em Hellerau, na Alemanha, em 1937), do Professor Rudolf Laban (em Budapeste, Hungria, em 1937), do Professor Rudolf Bode (em Linz, na Áustria, em 1951), do curso do Professor Ernst Idla (em Macolin, na Suíça, em 1951) e do Professor Medau, na famosa Medau Schule que ocupa o Palácio Hohenfels, em Coburgo, na Alemanha. Desses notáveis transformadores, absorveu o seu vasto conhecimento sobre o movimento, o que lhe deu condições de desenvolver uma escola própria de movimento, que tinha por base a união da Rítmica de Dalcroze, dos Movimentos Naturais de Isadora Duncan e dos Ondulantes de Bode e Idla.


Fachada da famosa escola Medau, palácio Hohenfels, onde a Professora Ilona Peuker
fez diversos cursos de ginástica e de dança. Coburgo, Alemanha, 1952.

Já no Brasil, a partir de 1953, Dona Ilona preocupou-se em conhecer a fisiologia do movimento brasileiro, que de imediato a encantara. Tomou contato com danças regionais brasileiras e rapidamente absorveu movimentos e ritmos que, posteriormente, vieram integrar suas coreografias com a naturalidade de quem foi formada aceitando o movimento natural como a coluna mestra de seu trabalho.

Heloisa Frossard
ginasta do GUG

 
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